Filmes/Livros


A Hora má: o veneno da madrugada



SINOPSE

A chuva constante e a lama fazem parte do cotidiano dos habitantes de um povoado localizado em algum lugar da América do Sul. As várias construções decadentes revelam a expectativa do progresso no passado, que não se realizou. A estagnação do povoado sofre um abalo quando diversos bilhetes anônimos são espalhados por toda a cidade, denunciando traições amorosas e políticas, assassinatos, romances secretos e segredos de família envolvendo filhos bastardos. Todos os cidadãos, dos mais poderosos aos mais humildes, sentem-se ameaçados pela invasão de bilhetes, sendo que ninguém sabe quem foi seu autor. Ao longo das 24 horas seguintes a violência explode na cidade, fazendo com que a hipocrisia local seja desmascarada.

b


Ensaio sobre a Cegueira


Sinopse

 «Um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito. A cegueira alastra como "um rastilho de pólvora". Uma cegueira colectiva. Romance contundente. Saramago a ver mais longe. Personagens sem nome. Um mundo com as contradições da espécie humana. Não se situa em nenhum tempo específico. É um tempo que pode ser ontem, hoje ou amanhã. As ideias a virem ao de cima, sempre na escrita de Saramago. A alegoria. O poder da palavra a abrir os olhos, face ao risco de uma situação terminal generalizada. A arte da escrita ao serviço da preocupação cívica.» (Diário de Notícias)

  

  O Carteiro de Pablo Neruda




Sinopse:

 Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabetoé contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

 



Mistérios de Lisboa



Sinopse:
 'Mistérios de Lisboa' mergulha-nos num turbilhão imparável de aventuras e desventuras, coincidências e revelações, sentimentos e paixões violentas, vinganças, amores desgraçados e ilegítimos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil. Nesta Lisboa de intrigas e identidades ocultas encontramos uma série de figuras que dominam o destino de Pedro da Silva, órfão de um colégio interno: padre Dinis que de aristocrata e libertino se converte em justiceiro, uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança, um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios; que atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem.

 Ebook: Mistérios de Lisboa

 


A Severa



Ebook:  A Severa

Sinopse:
"A Severa" (1930) é um filme de José Leitão de Barros, o primeiro filme sonoro produzido em Portugal e realizado por um português. A história da famosa cigana Severa e de seus amores por um jovem cavaleiro e fidalgo, D. João Conde de Marialva. O problema é que este está dividido entre a Severa e uma rapariga de sangue azul. Baseado na obra de Júlio Dantas onde ressaltam os costumes populares e a sociedade de 1848.

 


O Perfume



Sinopse:
 Grenouille (Ben Whishaw) nasce em 1738 no mercado do peixe de Paris em circunstancias pouco dignas e no meio dos fedores mais nauseabundos. No entanto, ele é dotado de uma extraordinária sensibilidade olfáctiva e, depois de trabalhar arduamente numa tinturaria local, acaba por chegar à perÌumaria do mestre Baldini (Dustin Hoffman), onde rapidamente ultrapassa o pertiunista na arte de misturar as essências.Os aromas tornam-se a sua obsessão e Grenouille tenta, desesperadamente, consservar todos os cheiros que sente, particularmente os humanos. A busca de um método que lhe permita capturar os magníficos odores de algumas jovens mulheres leva-o a cometer os crimes mais hediondos. O drama adensa-se quando Grenouille se deixa dominar por uma espécie de essência inebriante emanada por uma jovem, ruiva e virgem, Laura (Rachel Hurd-Wood). Conseguirá Grenouille conceber o perthme perfeito?"O Perfume: História de um Assassino" é a adaptação cinenatográfica de um dos mais assombrosos bestsellers de todo o mando. Foram precisos mais de 20 anos para a história de Grenouille e a sua obsesssão pelos odores (tantas vezes considerada impossível de filmar), chegar ao cinema. Vários cineastas ilustres, como Ridley Scott, Tim Burton ou Martin Scorsese, manifestaram interesse em trazer esta magnífica história para o grande ecrã, mas o escritor germãnico Patrick Süskind recusou-se sempre a vender os direitos do seu livro.Em 2000, e ao fim de quinze anos de múltiplas tentativas, o produtor Bernd Eichinger ("O Nome da Rosa, "Resident Evil", "Quarteto Fantástico", entre outros) conseguiu finalmente convencer Süskind a ceder os direitos do seu celebre romance para transposição cinematográfica. O realizador Tom Tykwer dirige este intenso thriller que retrata, com irrepreensível rigor histórico, a vida de Jean-Baptiste Grenouille.

 


A Vida de Pi



Sinopse:
Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem e Pi vê-se na imensidão do Pacifico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre, e a única esperança de sobreviverem é descobrirem, de alguma forma, que ambos precisam um do outro... Baseado no romance de Yann Martel e já considerado uma das mais extraordinárias criações literárias da última década, A Vida de Pi, passa agora para o grande ecrã pelas mãos do conceituado realizador Ang Lee, autor de obras como O Segredo de Brokeback Mountain, e Taking Woodstock.

 


Lista de Livros/filmes


  

  A Odisseia


Sinopse:
Esta obra cinematográfica é baseada na epopéia "Odisséia", escrita por Homero no século Vlll a.C.. Aqui Ulysses (Kirk Douglas) realiza, após 10 anos lutando na Guerra de Tróia, uma incrível jornada por terra e mar para tentar voltar para casa, Ítaca, seu reino, e para sua esposa, a estonteante Penélope (Silvana Mangano), depois de ter se perdido da frota de navios durante uma tempestade. Em sua Odisséia, ele percorre mares e caminhos desconhecidos, enfrentando batalhas contra o gigantesco ciclope Polifemo, soldados, encarando a fúria e as mentiras dos deuses na figura de Netuno, e derramando seu sangue e suor para tentar permanecer vivo, mesmo já tendo perdido todos os seus companheiros. Até que finalmente, após 20 anos de luta, em sua terra natal, ele enfrente o último e mais perigoso desafio...

 


  Moby Dick


Sinopse:
Mas Ahab, quando se dirige à tripulaçao apelando para que o ajudem na sua demanda vingativa de caçar e matar a invencível Moby Dick, a branca baleia-leviatã, consegue reunir todos à sua volta, incluindo Starbuck, o relutante primeiro-oficial. Independentemente do grau da sua culpa (a escolha da tripulaçao era livre, ainda que apenas a recusa geral pudesse detê-lo), é melhor pensar no capitão do Pequod como num protagonista trágico, muito próximo de Macbeth e do Satanás de Milton. Na sua obsessao visionária, Ahab tem em si algo de quixotesco, apesar da sua dureza nao ter nada em comum com o espírito de jogo do Quixote.- Harold Bloom, em Moby Dick de Herman Melville.

 


As Aventuras de Tom Sawyer


Sinopse:
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 4º Ano de Escolaridade Leitura Autónoma Tom é um dos rapazes «maus» da sua terra natal, St. Petersburg, Missouri. Temerário, preguiçoso, curioso, é mau aluno e uma constante ameaça para a sua tia Polly. Os esquemas que arranja para se escapar a trabalhos, à escola e a castigos são verdadeiramente sublimes. No entanto, no seu próprio mundo, um mundo de rios, florestas, grutas e ilhas encontra-se no seu elemento. E aí é um herói. Este cuidadoso equilíbrio entre a nostalgia e a crueldade, e a recriação de um mundo ensolarado onde o espírito vive em liberdade, colocam esta história de aventuras juvenis para sempre no coração e memória de todos os seus leitores. É considerada por muitos a maior homenagem jamais escrita à infância.

 


  Os últimos dias de Pompeia

Sinopse:
Em meio à tragédia que se abate sobre a cidade de Pompéia no ano de 79 d.C., quando as lavas do adormecido Vesúvio ressurgem petrificando para sempre o cotidiano e as riquezas de seus habitantes (aliás, uma alegre e imponente engrenagem de prazer!), ganha vida a atribulada história de amor entre o rico ateniense Glauco e a bela napolitana Ione. O romance surge num ambiente marcado pela inveja e pela maldade de Arbaces, cujo gélido semblante parece entristecer o próprio Sol. A qualquer preço o astuto mago egípcio pretende possuir sua jovem tutelada, e acaba por envolvê-la num plano sórdido e macabro que choca pela crueldade. Pontuada por intrincados lances de puro lirismo, fé e feitiçaria, a trama envolve ainda os primórdios do cristianismo, que busca se afirmar numa cultura marcada pelo panteísmo e pela selvageria das arenas e sua sede de sangue. Narrado brilhantemente por Edward Bulwer-Lytton, numa perspectiva presente, este instigante romance histórico, aqui condensado em um único volume, revela que a eterna busca do homem pelos valores superiores ultrapassa a própria História e até as grandiosas manifestações da natureza. Com toda certeza, 'Os Últimos Dias de Pompéia' é obra de enorme valor literário que vai conquistar o leitor brasileiro, assim como ocorreu em inúmeros países onde foi traduzida e se transformou num êxito.

 

  1984 - George Orwell


Sinopse:
 Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Ensino Secundário Leitura Autónoma Segundo Orwell, «Mil Novecentos e Oitenta e Quatro» é uma sátira, onde aliás se detecta inspiração swifteana. De aparência naturalista, trata das realidades e do terror do poder político, não apenas num determinado país, mas no mundo — num mundo uniformizado. Foi escrito como um ataque a todos os factores que na sociedade moderna podem conduzir a uma vida de privação e embrutecimento, não pretendendo ser a «profecia» de coisa nenhuma.

 


  O Processo


Sinopse:
"O Processo" conta a história de um homem que se vê envolvido num absurdo processo judicial sem que lhe seja dado qualquer tipo de explicação. Um magistral romance sobre a angústia, a impotência e a frustração do indivíduo numa sociedade opressora e burocratizada, temas recorrentes em toda a obra do autor, um dos mais influentes escritores do século XX.





O Conde Monte Cristo
Sinopse:

O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo) é a clássica história de Alexandre Dumas sobre um jovem inocente que erradamente, mas deliberadamente, é preso, e de sua brilhante estratégia para se vingar daqueles que o traíram.
O jovem e destemido marinheiro Edmond Dantes (JIM CAVIEZEL) é um rapaz honesto e sincero, cuja vida pacífica e planos de se casar com a linda Mercedes (DAGMARA DOMINCZYK) são abruptamente destruídos quando Fernand (GUY PEARCE), seu melhor amigo, que deseja Mercedes para ele, o trai. Com uma sentença fraudulenta para cumprir na infame prisão da ilha do Castelo de If, Edmond se vê aprisionado em um pesadelo que dura 13 anos.
Assombrado pelo curso que tomou sua vida, com o passar do tempo ele abandona tudo que sempre acreditou sobre o que é certo e errado, e se consume por pensamentos de vingança contra aqueles que o traíram. Com a ajuda de outro preso (RICHARD HARRIS), Dantes planeja e é bem-sucedido em sua missão de escapar da prisão e se transforma no misterioso e riquíssimo Conde de Monte Cristo.
Com uma astúcia cruel, ele se envolve com a nobreza francesa e sistematicamente destrói os homens que o manipularam e o aprisionaram.


 


Capitães da Areia


Sinopse:
Jorge Amado descreve, em páginas carregadas de grande beleza e dramatismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia, conhecidos por "Capitães da Areia". "Capitães da Areia" é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro.Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo. Em 1944 conheceu nova edição e, desde então, sucederam-se as edições nacionais e estrangeira, e as adaptações para a rádio, televisão e cinema.


 



O Primo Basílio



Sinopse:
Escrito em Inglaterra, O Primo Basílio, publicado em 1878, é um romance de costumes da média burguesia lisboeta e uma sátira moralizadora ao romanesco da sociedade da época.
Luísa é uma vítima das suas leituras negativas e da baixeza moral do primo, quando a ausência do marido a deixou entregue ao seu vazio interior. É uma vítima do ócio.
Eça sugere artisticamente os traços psicológicos das várias figuras da obra com os seus dramas, que de forma alguma enfraquecem o clima trágico, denso, do drama da heroína.

 


  Tieta do Agreste


Sinopse:
Tieta, mulher de carácter forte forjado pela vivência sofrida, volta à terra natal, a cidadezinha de Sant’Ana do Agreste, no interior da Baía, depois de ter passado 25 anos no Sul do país como meretriz. Tendo feito fortuna em São Paulo, gerenciando moças para políticos e empresários, retorna agora em busca de um paraíso que vê perderse. No seu regresso, está cercada de riqueza e poder, em contraste com a sua partida, quando foi expulsa pelo próprio pai. A presença de Tieta em Sant’Ana do Agreste deixa marcas profundas: enquanto a cidade se transforma pela chegada do progresso, trazido pela ex-pastora de cabras e ex-prostituta, as relações entre os habitantes também mudam a um ritmo vertiginoso. Relações de poder e corrupção, religiosidade, liberdade sexual, moda e consumo, conflito entre progresso e preservação ambiental são assuntos que, incorporados no enredo do livro, ganham tratamento crítico bem-humorado. Esta combinação faz de Tieta do Agreste uma narrativa experimental e inovadora - uma obra maior, que alcançou imenso sucesso na televisão, tanto no Brasil como em Portugal.


 


  O Mundo de Sofia


Sinopse:

O Mundo de Sofia (Sofies verden em norueguês) é um romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991. O livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 50 línguas, teve sua primeira edição em português em 1995, que atualmente se encontra em sua 70ª reimpressão. Somente na Alemanha foram vendidos 3 milhões de cópias.
O livro funciona tanto como romance, como um guia básico de filosofia. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU. Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente publicado fora da Noruega. Esse filme também foi apresentado como uma minissérie na Austrália, se não em outros lugares.



 


  O Nome da Rosa




Sinopse:
É obra do demónio! Sussurram alguns quando uma série de bizarras mortes se abatem sobre um mosteiro italiano no século XIV. Outros associam as mortes com o Livro das Revelações. Mas o frade William of Baskerville tem outra opinião. Ele tenciona descobrir o assassino utilizando a dedução e a observação - as armas de um herege.O vencedor do Óscar da Academia para Melhor Actor, Sean Connery é o astuto Irmão William nesta fascinante adaptação do êxito de Umberto Eco. Christian Slate interpreta Adso, o jovem e inexperiente assistente de William, prestes a atravessar um despertar sexual e intelectual singular, F. Murray Abrahams é a arrogância feita homem no papel do Inquisidor-Mor. O realizador Jean-Jacques Annaud filmou este enigmático mistério no verdadeiro mosteiro do século XXII onde sombrias figuras encapuçadas tudo vigiam como gárgulas.

 


  Os Maias


Sinopse:
A acção de "Os Maias" passa-se em Lisboa, na segunda metade dos séc. XIX. Conta-nos a história de três gerações da família Maia.
A acção inicia-se no Outono de 1875, altura em que Afonso da Maia, nobre e rico proprietário, se instala no Ramalhete. O seu único filho – Pedro da Maia – de carácter fraco, resultante de um educação extremamente religiosa e proteccionista, casa-se, contra a vontade do pai, com a negreira Maria Monforte, de quem tem dois filhos – um menino e uma menina. Mas a esposa acabaria por o abandonar para fugir com um Napolitano, levando consigo a filha, de quem nunca mais se soube o paradeiro. O filho – Carlos da Maia – viria a ser entregue aos cuidados do avô, após o suicídio de Pedro da Maia.
Carlos passa a infância com o avô, formando-se depois, em Medicina em Coimbra. Carlos regressa a Lisboa, ao Ramalhete, após a formatura, onde se vai rodear de alguns amigos, como o João da Ega, Alencar, Damaso Salcede, Palma de Cavalão, Euzébiozinho, o maestro Cruges, entre outros. Seguindo os hábitos dos que o rodeavam, Carlos envolve-se com a Condessa de Gouvarinho, que depois irá abandonar. Um dia fica deslumbrado ao conhecer Maria Eduarda, que julgava ser mulher do brasileiro Castro Gomes. Carlos seguiu-a algum tempos sem êxito, mas acaba por conseguir uma aproximação quando é chamado Maria Eduarda para visitar, como médico a governanta. Começam então os seus encontros com Maria Eduarda, visto que Castro Gomes estava ausente. Carlos chega mesmo a comprar uma casa onde instala a amante.
Castro Gomes descobre o sucedido e procura Carlos, dizendo que Maria Eduarda não era sua mulher, mas sim sua amante e que, portanto, podia ficar com ela.
Entretanto, chega de Paris um emigrante, que diz ter conhecido a mãe de Maria Eduarda e que a procura para lhe entregar um cofre desta que, segundo ela lhe disse, continha documentos que identificariam e garantiriam para a filha uma boa herança. Essa mulher era Maria Mão Forte – a mãe de Maria Eduarda era, portanto, também a mães de Carlos. Os amantes eram irmãos...
Contudo, Carlos não aceita este facto e mantém abertamente, a relação – incestuosa – com a irmã. Afonso da Maia, o velho avô, ao receber a notícia morre desgosto.
Ao tomar conhecimento, Maria Eduarda, agora rica, parte para o estrangeiro; e Carlos, para se distrair, vai correr o mundo.
O romance termina com o regresso de Carlos a Lisboa, passados 10 anos, e o seu reencontro com Portugal e com Ega, que lhe diz: - "falhamos a vida, menino!".

Ebook:  Os Maias

Os Maias - Parte 4

  

Parte 3

   

Parte 2



  Parte 1

 


Felizmente há luar!



Sinopse:

Um grupo de populares manifesta o seu descontentamento, nas ruas de Lisboa, face à miséria em que vive. Um Antigo Soldado, que se encontra junto do grupo, refere a figura do General Gomes Freire de Andrade como homem generoso e amigo do povo. Vicente, embora seja um elemento do povo, discorda das palavras daquele e tece comentários desfavoráveis acerca do general. A chegada da polícia vem pôr termo a esta discussão, provocando a dispersão dos presentes. Vicente é levado pelos dois polícias à presença de D. Miguel Forjaz, um

dos três governadores do reino. Vicente, tornando-se traidor da sua classe, aceita desempenhar o papel de delator e denunciar os nomes daqueles que conspiram contra o reino. Os governadores, D. Miguel, Principal Sousa e Beresford, tentam a todo o custo encontrar o nome de um responsável pela conspiração, responsabilidade que vai recair sobre Gomes Freire...

Esta é adaptação para filme, de 2001, da obra "Felizmente Há Luar", de Luís de Stau Monteiro, pela Associação Ócios e Ofícios.


  


  Frei Luís de Sousa


Sinopse:

A obra de Almeida Garrett decorre no século XVI, retrata a vida de Manuel de Sousa Coutinho e de sua esposa D. Madalena de Vilhena, que após sete anos do desaparecimento do primeiro marido que havia ido para a guerra, resolve-se casar novamente, dando o desaparecido como morto. Desse seu segundo casamento com Manuel Coutinho, nasceu Maria, uma jovem que sofre de tuberculose. Telmo Pais, um aio, é um fiel amigo e empregado de D. João de Portugal, primeiro marido de D. Madalena; que após o desaparecimento do mesmo continua a morar com a suposta viúva e sua família, servindo-os fielmente. D. Madalena vive atormentada com o possível regresso do primeiro marido, o qual nunca o corpo fora encontrado. Após uma briga de D. Manuel com alguns governantes, ele incendeia a sua própria casa e parte para a residência onde sua esposa morara com o suposto falecido marido. A inquietação de D. Madalena agrava-se pelo facto de haver um grande retrato de D. João na parede, próximo ao de D. Sebastião (o qual o povo de Portugal aguardava a volta de uma guerra para governá-los). A certa altura aparece um peregrino para dar notícias a respeito de D. João, vinte e um anos depois de seu desaparecimento. Na realidade esse peregrino é o próprio D. João de Portugal. Todos ficam abalados com esse regresso, então D. Madalena e D. Manuel resolveram entregar-se, considerando um pecado gravíssimo o facto de se terem casado sem a real certeza da morte de D. João. Maria após descobrir toda a verdade entra na igreja e tenta impedir o acontecimento, como tinha uma saúde frágil não resiste e morre, dando fim ao drama.

Ebook Frei Luís de Sousa

 

  Quem és tu?

  

Como Água para Chocolate
Sinopse:
Segundo a tradição, e por ser a mais nova, Tita tem de ficar a tomar conta da mãe até ao dia da sua morte, não podendo casar com o homem que ama. Não aceitando esta situação, Tita lembra a Pedro que tem uma irmã mais velha e que se ela a desposar poderão ficar perto um do outro...Tita e Pedro são obrigados a esconder os seus sentimentos, mas a sua paixão surda grita mais alto que tudo...

 


A Turma


Sinopse:
A Turma inspira-se no dia-a-dia tragicómico de um professor de Francês colocado numa escola pública da cidade de Paris. Neste romance escrito encostado à realidade, François Bégaudeau evidencia os problemas de expressão e compreensão nas salas de aula da língua que, na turma, nem todos dominam. E convida-nos a entrar na escola de hoje, problemática e multicultural. A realidade francesa afinal tão próxima da realidade portuguesa, e quem sabe de tantas outras. Este romance foi adaptado ao cinema num filme realizado por Laurent Cantet, com a participação do próprio autor como actor principal. Recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2008.

 

O Bairro da Estrela Polar

Sinopse:
Diana, nasceu e cresceu no Bairro da Estrela Polar, perdeu os pais quando ainda era uma criança e lidera um bando de criminosos que negoceia em droga, lavagem de dinheiro, armas, quadros, jóias e tabaco. Comanda os principais assaltos por toda Lisboa. É uma líder fria, calculista, protetora, mas também mulher sedutora, engenhosa e solidária. O Bairro agradece-lhe a generosidade pagando com o silêncio sobre as suas atividades criminosas. Capaz de matar com uma frieza implacável. Os assaltos mais ousados são comandados por ela e a quadrilha observa um respeito ilimitado às suas decisões. A violência alastra cada vez mais. O Bairro está por sua conta. É o reduto inexpugnável que a protege. De arma em punho abre caminho, a tiro e ao murro, com golpes de audácia que deixam a Polícia Judiciária perplexa. Diana é um desafio para a Polícia Judiciária que não mede esforços para tentar apanhá-la. Desmantelar a quadrilha de Diana torna-se uma obsessão. A Polícia Judiciária reconhece que está perante o maior desafio da instituição. E por isso não a deixará em paz enquanto não a meter nos calabouços... ou na morgue. Diana enfrentará conflitos internos no meio do seu bando, a cobiça de gangs rivais e uma perseguição feroz pela Polícia Judiciária. Diana resistirá a todos estes desafios?


 


Christiane F. - Os Filhos da Droga



Sinopse:
Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a "Sound", uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.

 


  Amor de Perdição
Sinopse

Os pais de Simão foram viver para Trás-os-Montes, mas a Rita não gostava de morar lá, ela dizia que era tudo muito antigo. Simão começou a gostar de uma rapariga chamada Teresa, que era sua vizinha. Mas havia um problema entre famílias e tanto os pais de Teresa como os pais de Simão não queriam que eles namorassem. O pai de Teresa mando-a para um convento mas eles continuaram a mandar cartas um ao outro através de uma amiga de Simão que se chamava Mariana. O Simão matou o Baltazar (primo de Teresa) porque o pai de Teresa queria que Baltazar casa-se com Teresa. Simão foi preso, e teve de escolher entre a morte ou ir para a prisão da Índia. Ele escolheu ir para Índia, Teresa chorou muito porque ia deixar de conseguir falar com ele. Ao fim de poucos dias ele teve de partir para Índia e por coincidência nesse momento Teresa olhou para a janela e viu-o partir no barco e fez-lhe adeus com um lenço branco. Mariana partiu para Índia com ele porque o amava, mas ele só gostava de Teresa, ela é que era o grande amor da sua vida. Ao fim de algum tempo Simão já estava desesperado, porque sabia que não ia aguentar estar longe de Teresa e também estava adoentado e começou a delirar e morreu. Teresa também estava muito mal e nesse mesmo momento morreu. No dia seguinte quando os marinheiros preparavam-se para o atirar ao mar, Teresa beijou-o e atirou-se também.

 

  O Leitor



Sinopse:
Na Alemanha pós-Segunda Grande Guerra Mundial o adolescente Michael Berg está doente, sente-se mal no meio da rua e é ajudado por Hanna, uma estranha com o dobro da sua idade. Michael recupera entretanto da escarlatina e vai à procura de Hanna para agradecer. Ambos são rapidamente arrastados para um apaixonado mas secreto caso amoroso. Michael descobre que Hanna adora que leiam para ela e a relação física entre eles intensifica-se. Hanna deixa-se cativar à medida que Michael lhe lê "A Odisseia", "Huck Finn" e "A Dama do Cachorrinho". Apesar da intensa relação entre eles, um dia Hanna desaparece misteriosamente e Michael fica confuso e de coração partido. Oito anos depois, Michael é um estudante de direito que observa julgamentos de alguns nazis e fica estupefacto ao ver Hanna sentada no banco dos réus. À medida que o passado de Hanna é revelado, Michael desvenda um grande segredo que irá ter impacto na vida de ambos.



  A Menina que Roubava Livros


Sinopse:
Baseado no bestseller, A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, conta a linda história de uma corajosa garota que transforma a vida de todos ao seu redor quando é levada para viver com sua nova família na Segunda Guerra Mundial na Alemanha. Ela aprende a ler com o incentivo de sua nova família e Max, um judeu refugiado que eles escondem baixo às escada. Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se transformam em escape dos tumultuosos eventos que acontecem ao seu redor. A Menina que Roubava Livros é uma história sobre sobrevivência e resistência do espírito humano.




  Meu Pé de Laranja Lima

Sinopse:
Zezé (João Guilherme de Ávila) é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.




O Diário de Anne Frank

Sinopse:
Anne Frank (Millie Perkins), uma garota de apenas 13 anos, documenta sua vida em um diário durante a Grande Guerra. Ela e a sua família moram num sótão de um estabelecimento comercial, além deles, uma outra família judia se esconde da Gestapo. Durante dois anos ficam escondidos, correndo os riscos de serem descobertos e mandados para o campo de concentração.






O Rapaz do Pijama

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial,uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz,quando o patriarca é ordenado por Hitler em pessoa para trabalhar no campo de concentração.Assim,Bruno,um garoto de 9 anos e filho do oficial,começa uma amizade com um menino Judeu da mesma idade.






Sem comentários:

Enviar um comentário